SOBRE  

GUILHERME DE SOUSA & PEDRO AZEVEDO

Guilherme de Sousa (Viana do Castelo, 1994) & Pedro Azevedo (Porto, 1996) conheceram-se em 2014 e têm vindo a colaborar profissionalmente desde 2016. 

A sua actividade intersecta as artes plásticas e performativas, desenvolvendo um especial interesse no teatro, na dança e na instalação. 

No seu percurso destacam-se “It takes two to Tango”, “VANISH”, projecto vencedor da bolsa Campo de Batalha, promovida pelo Teatro Municipal do Porto, e “Horto - Uma forma que vem do toque”, vencedor da 3ª edição da bolsa Happy Together, promovida pela Mala Voadora em parceria com a Câmara Municipal do Porto/ Fórum do Futuro.

Actualmente são Jovens Artistas Associados do Teatro Municipal do Porto, pelas temporadas 2019/20 e 2020/2021.

BLUFF

A BLUFF é uma associação cultural sem fins lucrativos, sediada no Porto, fundada em 2019 sob a direção artística de Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo.

Posiciona-se no cruzamento das artes visuais e performativas, e tem como fim o suporte e apoio à criação e difusão de objectos artísticos dos seus associados. Pretende implantar e desenvolver "acontecimentos" de cunho cultural e artístico, mas sobretudo gerar diálogo e pensamento. 

GUILHERME DE SOUSA

Nasceu em Viana do Castelo em 1994, e concluído o ensino básico, assim como o 5º grau de clarinete, ingressou na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE). Quando terminado o curso em 2012, continuou a estudar teatro na ESMAE. Concluídos os estudos em 2016, frequentou a Pós-Graduação em Dança Contemporânea, promovida pela ESMAE e pelo Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

Trabalhou em contexto escolar com artistas/grupos como António Júlio, João Paulo Costa, António Capelo, Nuno Pino Custódio, Joana Providência, Inês Vicente, Palmilha Dentada, Patrick Murys, Howard Gayton, Lee Beagley, Rodrigo Malvar, Catarina Lacerda, João Henriques, Paulina Almeida, Maria do Céu Ribeiro.

Paralelamente, trabalhou com a coreógrafa Isabelle Schad, a companhia Circolando e a artista visual Joan Jonas na reconstrução e apresentação de Mirror Piece I & II.

PEDRO AZEVEDO

Nasceu no Porto, em 1996 e iniciou o seu percurso na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, no curso de Artes Visuais. Terminou em 2017 a licenciatura em Teatro - Variante Cenografia na ESMAE - Escola Superior de Música Artes e Espectáculo. 

Paralelamente tem vindo a participar em projetos e workshops de vários criadores ou companhias, destacando entre outras a companhia Circolando, CirkVost, Kud Ljud, Madalena Victorino, Mara Andrade, Marco Da Silva Ferreira, Paulina Almeida, Raimund Hoghe, Ralph Lemon e Xavier Le Roy.

Como cenógrafo e/ou figurinista colaborou com Circolando, Francisco Pinho, João Dinis Pinho e Dinis Santos, Guilherme de Sousa, Lígia Roque, Pedro Zegre Penim, Roberto Olivan/ Companhia Instável, Rodrigo Malvar, Alfredo Martins/Teatro Meia Volta e Assédio Teatro.

Como intérprete integrou projectos de Madalena Vitorino, Circolando, Kud Ljud, Paulina Almeida e Raimund Hoghe.